BOLETIM FCINA, NOVEMBRO 2018
FCINA
Lunes, Noviembre 19, 2018

BOLETIM FCINA, NOVEMBRO 2018


Comunicação

Em defesa da Constituição, da comunicação pública e da EBC 
Gesio Passos 

Após 30 anos de promulgação da Constituição, o capítulo dedicado à comunicação social continua longe de uma efetivação que reflita a batalha do campo progressista durante a Constituinte. 
Leia mais

O jornalismo precisa se reinventar para enfrentar Bolsonaro 
Carlos Wagner 

Com a eleição de Jair Bolsonaro (PSL – RJ) para presidente da República o destino das empresas de jornalismo como conhecemos é incerto. Ele se elegeu prometendo acrescentar novas dificuldades a um setor que já sofre o êxodo de leitores e anunciantes.
Leia mais

Bolsonaro e a cobertura boçal da mídia 
Kiko Nogueira 

Jair Bolsonaro se beneficiará, por um tempo, da cobertura boçal e acrítica de seu cotidiano pela velha imprensa. O UOL registra que o “presidente eleito foi a uma agência bancária pela terceira vez nos últimos quatro dias”.
Leia mais

Política e Conjuntura Regional

O que especialistas internacionais pensam de Bolsonaro e seu impacto na geopolítica
Felipe Bianchi

Fake news viram arma da estratégia do "lawfare", cada vez mais utilizada pela direita para retomar o poder na América Latina; cenário pós-eleitoral é de ruptura nas relações de cooperação com os vizinhos e a volta da subserviência às grandes potências, a despeito do verniz nacionalista do novo presidente.
Leia mais

A destruição do Mais Médicos 
Dilma Rousseff 

O fim do Convênio entre o governo de Cuba e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), sob o qual era  garantida a participação dos médicos cubanos no “Programa Mais Médicos”, deve-se a declarações intempestivas do presidente eleito Jair Bolsonaro, que ignora  a dimensão diplomática que cerca a relação entre países. 
Leia mais

Blindados dos EUA intimidam comissão anticorrupção na Guatemala 
Sandra Cuffe 

NO DIA 31 de agosto de 2018, jipes blindados alinharam-se ameaçadoramente ao longo de uma rua da Cidade de Guatemala. No meio da manhã, começaram a circular imagens dos veículos diante do escritório de uma comissão anticorrupção patrocinada pela ONU que havia ajudado a derrubar políticos corruptos. 
Leia mais

Amadorismo e delírios conspiratórios marcam primeiros passos da política externa de Bolsonaro 
Joao Filho 

QUANDO TRUMP LIGOU para parabenizar Bolsonaro pela eleição, não havia nenhum integrante da campanha preparado para traduzir a conversa. O filho de um empresário amigo do presidente eleito foi escalado para a missão. 
Leia mais

Em chegada a Cuba médicos dizem que Bolsonaro não se importa com a saúde do Brasil 
Revista Forum 

Após o anúncio do Ministério da Saúde Pública de Cuba sobre o fim da parceria com o Brasil no programa Mais Médicos, em consequência de declarações “ameaçadoras” e modificações “inaceitáveis” vindas do presidente eleito Jair  Bolsonaro, alguns profissionais já retornaram a Cuba.
Leia mais

O que ainda pode ser dito sobre os “médicos cubanos”? 
Sergio Rego 

A corporação médica brasileira sempre foi resistente à possibilidade de que médicos formados fora do país pudessem exercer livremente a profissão em nosso país.
Leia mais

O avanço do fascismo na Argentina e a última cartada de Maurício Macri 
Debora Maibares  

A catástrofe econômica e social que gerou este presidente é tão grande, que já não lhe alcança com pagar para jornalistas para que falem bem do seu governo.
Leia mais
 

Fórum de Comunicação para Integração do NuestrAmerica

www.integracion-lac.info/es

www.facebook.com/comunicacion.para.la.integracion/

@IntegracionLAC